Arapiraca está voltando a crescer e tem muito o que comemorar. A cidade ganhou destaque na área da Saúde Pública e ficou em 4º lugar no ranking Connected Smart Cities 2021.

O conceito de smart cities (ou cidades inteligentes, em português) entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes municipais compreendem o poder de conectividade entre os setores.

A edição 2021 no Ranking Connected Smart Cities coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para o ano de 2019), totalizando 677 cidades, sendo: 48 com mais de 500 mil habitantes, 274 com 100 a 500 mil habitantes, e 349 com 50 a 100 mil habitantes.

O prefeito Luciano Barbosa parabenizou os profissionais de saúde de Arapiraca, principais responsáveis por esta conquista.

“Os profissionais da saúde de Arapiraca sempre foram referência no atendimento e durante a pandemia esse trabalho ganhou ainda mais destaque. Todos estão de parabéns e reafirmo nosso compromisso de oferecer sempre o melhor para a população”, disse o gestor arapiraquense.

Arapiraca é a única cidade alagoana a ser inserida no eixo saúde do Ranking Connected Smart Cities. A Capital do Agreste ficou na 28ª posição levando em consideração todas as cidades analisadas.

Dois dos motivos que colocam Arapiraca em lugar de destaque são o trabalho desenvolvido no combate à pandemia, e o fato de a cidade estar próxima dos 100% de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), o que facilita o acesso à saúde pública por toda a população.

Para a secretária de Saúde, a médica infectologista Luciana Fonseca, a boa colocação no ranking nacional reforça o trabalho desempenhado pelos profissionais.

“Estamos aqui para parabenizar os profissionais da Atenção Básica, que se dedicam todos os dias para a melhoria da saúde pública do nosso município. Estou muito feliz com os resultados alcançados, mas não estou surpresa, pois sei que Arapiraca é um município que trabalha muito pela saúde da sua população. Viva ao SUS de Arapiraca! Viva ao nosso município”, disse ela.

Texto: Erick Balbino (Ascom Arapiraca)