Combate ao coronavírus recebe novos lotes de vacina Coronavac e AstraZeneca

Por Fernando Vinícius – jornalista Decom PMP

O trabalho de imunização da população de Penedo contra a Covid-19 ganhou um novo lote de vacina nesta terça-feira, 26. São mais 250 doses da Coronavac e 540 da AstraZeneca repassadas pelo governo estadual para a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS).

“Vamos começar a vacinar o nosso pessoal da Atenção Primária, que são os trabalhadores dos postos de saúde para, em seguida, iniciar o trabalho com profissionais de saúde autônomos, quem atua na rede privada, clínicas, consultórios, tudo isso de acordo com o quadro de prioridades estabelecido pelo Estado”, explica Jamila Peixoto, Diretora de Epidemiologia e Imunização da SEMS Penedo.

Idosos

Ainda segundo a ordem de prioridade para a vacinação contra a Covid-19, o próximo grupo a ser atendido são idosos com 85 anos ou mais. Este segmento da sociedade será imunizado com doses da AstraZeneca, nome da indústria farmacêutica que desenvolveu a vacina em parceria com a Universidade de Oxford, situada na Inglaterra.

O intervalo entre a aplicação da primeira e da segunda dose da AstraZeneca é de três meses, diferente da Coronavac, cujo intervalo é de 21 dias.

Em todo caso, a população precisa continuar usando máscara protetora e observando os cuidados necessários para evitar a disseminação do coronavírus.