Evento será on-line no próximo dia 11, pela manhã e à tarde

A Universidade Federal de Alagoas promove a primeira edição do Encontro Cultura e Instituições Públicas de Ensino Superior. O evento acontece no dia 11 de fevereiro, a partir das 8h, de forma on-line, por meio de dois webinários. É gratuito e aberto a toda a comunidade acadêmica e à sociedade em geral.

Idealizada pelos produtores e produtoras culturais da Coordenação de Assuntos Culturais, setor integrante da Pró-reitoria de Extensão (Proex), o encontro faz parte dos eventos em comemoração aos 60 anos da Ufal e surge com o objetivo de debater o papel e a relação da cultura com as Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), destacando a importância de sua institucionalização para o desenvolvimento social.

O encontro conta com a participação de professores da Ufal e de outras entidades de ensino universitário de Alagoas e do Brasil, que se reúnem em torno do debate sobre a importância das políticas públicas culturais, sua trajetória e seu relacionamento com as instituições de nível superior no País. Com isso, busca apresentar um panorama atual, por meio de diferentes formas de institucionalização da cultura, e conhecer possibilidades diversas e práticas inspiradoras em que a cultura ganha centralidade nas ações desenvolvidas nas Ipes brasileiras.

“Acredito que este evento traz a oportunidade de conhecer diferentes experiências no âmbito da gestão cultural. Esse intercâmbio entre universidades e institutos federais é muito importante para fortalecer a atuação dessas instituições, principalmente na medida em que coloca em debate a relevância da cultura em suas gestões”, destacou Nicolle Freire, produtora cultural da Ufal e uma das organizadoras do evento.

Jorge André, também produtor cultural e realizador do webinário, completa: “Pensamos neste evento de forma a dar continuidade a discussões iniciadas no 4º Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior (Forcult), realizado em 2020. Acreditamos que debater a elaboração de políticas culturais, entre outros temas, fortalece a dimensão transversal da cultura nas Ipes”.

A transmissão será feita por meio do canal Ufal Oficial e da Prograd/Ufal, no YouTube.

Serviço

O quê: 1º Encontro Cultura e Instituições Públicas de Ensino SuperiorData: 11 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: a partir das 8h
Realização: CAC/Proex/Ufal

Programação

Webinário 1 (manhã)

8h – Boas-vindas e abertura

8h30 – Conferência: Cultura, universidade e atualidade, comAlbino Rubim (professor titular da Universidade Federal da Bahia, Ufba)

9h30 – Mesa-redonda: A gestão da cultura nas universidades, com a participação de:

  • Alexandre Molina, diretor de Cultura na Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/Proexc/UFU);
  • Fernando Mencarelli,diretor de Ação Cultural (DAC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Marcos Vinícius Coelho, professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab);

Webinário 2 (tarde)

14h – Painel: Boas práticas de gestão cultural nas Ipes, com:

  • Anna Rodrigues, produtora cultural da Ufal e doutoranda em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Ufba. Tema: Trabalhadores da cultura: quem são e onde estão.
  • Sophia Rocha, doutora em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Ufba.

Tema: Mapeamento cultural da Ufba.

  • David Farias, ator, diretor de teatro e diretor da Escola Técnica de Artes (ETA/Ufal).

Tema: Escola Técnica de Artes da Ufal.

  • Daniel Andrade Cavalcanti, professor de Ensino da Arte e coordenador do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), e Anny Querubina de Souza Barros, professora de Língua Portuguesa e vice-coordenadora do NAC.

Tema: Núcleo de Arte e Cultura (NAC/Ifal Palmeira dos Índios).

  • Mediação: Sérgio Onofre, coordenador de Assuntos Culturais da Ufal.