Endereço
151b - Loteamento Colibri
Planalto - Arapiraca, AL

Horário de atendimento
Seg. a Sex. : 8h AM - 18h PM

Toy designer Geraldo Lopes utiliza de técnicas inovadoras dentro do universo artístico

Arte contemporânea em colecionáveis é um dos pilares da Geo Toy, misturando design e urbanidade

Por assessoria

Com as mudanças de comportamentos e desejos que a sociedade cotidianamente tem que lidar ao passar das gerações, uma série de fatores precisam se ajustar ao que está na moda ou que faz sentido naquele momento. Apesar de atemporal e solidificado com a mudança de consumo, a arte também sofre com pressões para criações contemporâneas, se utilizando principalmente do abstrato e de novas técnicas para abarcar o público.

O movimento pop art é um dos que mais crescem no mundo, caracterizado principalmente pela reprodução de temas relacionados à publicidade e consumo, impulsionado pelo estilo de vida americano. Aliás, essa é uma grande influência às novas criações que buscam na arte popular, se distanciar do conceito rústico e engessado que muitos ainda têm sobre o que se enquadra como arte.

A pop art não deve ser considerada um fenômeno de cultura popular, apesar de estar muito interligada a ela, mas uma interpretação de seus artistas da cultura dita popular e de massas. O artista e toy designer, Geraldo Lopes, é um dos defensores da popularização do segmento, que vem ganhando ainda mais fãs.
“Com o mundo cada vez mais conectado, o movimento pop art vem atraindo interesse de muitas pessoas por conta das técnicas inovadoras, criando uma nova mentalidade no mundo artístico”, opina.

Para ele, relacionar cultura, mercado e tecnologia são os critérios mais importantes para poder gerar interesse dentro desse mercado. Entre as obras criadas estão os toys art, que faz parte de um movimento contemporâneo, cujo conceito mistura design, moda, ilustração, urbanidade e outros elementos da cultura pop para criar brinquedos originais.

“A arte moderna vem ganhando mais espaços dentro de um mundo completamente conectado e instagramavel. O muralismo, obras de personagens gigantes, totens e feiras culturais são exemplos do que anda fazendo sucesso nessa área tão heterogênea”, salienta o artista.

Através da criação da Geo Toy, Geraldo Lopes encontrou nas parcerias com grandes empresas e nomes da cultura pop uma oportunidade que pudesse alavancar e difundir ainda mais a arte contemporânea através dos colecionáveis e objetos de utilidade, como malas de viagem.

“Inovar é um dos principais objetivos das grandes empresas na atualidade e associar a arte a essas empresas deixam seus produtos ou campanhas publicitárias mais atrativas e com personalidade. Hoje todos querem algo exclusivo, personalizado e único. Dependendo do produto que for investido, pode ser muito aceito dentro do mercado. Mas o mais importante nesse universo é fazer algo diferenciado”, destaca.


Durante esse tempo de operação, a Geo Toy já produziu mais de duas mil peças espalhadas por todo o Brasil. Os números representam o crescimento de um mercado que busca algo diferente e, sobretudo, entende os custos de produzir algo com essas particularidades.


“Hoje em dia o Toy Art associa o mundo de design, luxo, moda e arte contemporânea, traduzindo peças exclusivas e personalizadas. Desta forma muitas pessoas não entendem o valor dessas obras e terminam menosprezando o trabalho do artista”, conta o designer.


Entre as características das obras estão a presença de cores vivas, como o neon, formas inusitadas e figuras muito usadas no universo publicitário. Imagens e símbolos da cultura pop também se tornam material de criação. A estética industrial é um dos elementos que contextualizam a arte contemporânea, buscando inspiração no grafite e outros modelos similares.

Geraldo Lopes tem se destacado no segmento da toy art (Foto: divulgação)

Sobre o artista


Geraldo Lopes é um artista e toy designer alagoano, criador e fundador da empresa Geo Toy, especializada em criar toy art, segmento da arte urbana em brinquedos colecionáveis. Durante dois anos de trabalho, o artista já participou de exposições importantes no segmento, como a Playmobil Art Experience, que aconteceu em São Paulo no ano passado.Além disso, Geraldo já fez criações para empresas como a Epson Brasil, Dryko Impermeabilizantes e Bontempo, contando também com parcerias como a da XFlow, entre outras empresas de lançamentos de cursos na internet.
Mais de duas mil peças já foram produzidas pelo artista, que usa técnicas de grafite para personalizar brinquedos e objetos de uso pessoal.

Obra do toy designer Geraldo Lopes (divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *