Endereço
151b - Loteamento Colibri
Planalto - Arapiraca, AL

Horário de atendimento
Seg. a Sex. : 8h AM - 18h PM

ESSÊNCIA 05/05

FRASE:

Em sua 13ª edição, a FPI do São Francisco avança com ações educativas, preventivas e de inspeção contra danos ambientais causados a Bacia do rio São Francisco e a qualidade de vida de seus povos

Centenário de Arapiraca
A união de arte com tecnologia para a preservação da história é o lema da exposição “Cultura Digital na Preservação do Patrimônio Cultural”, proposta para comemorar o centenário de Arapiraca. Idealizada pelo artista visual Antonio Albério e realizada pela Phi Criativo, a mostra promete uma experiência interativa e imersiva ao retratar espaços históricos da localidade com o uso de realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV). A mostra prossegue até 18 de maio. No período de realização, o público poderá conferir a exposição gratuitamente, de onde estiver, através do site Phi Criativo (phicriativo.com.br), criando um local de livre acesso e de ampliação de acervo.

Talento Feminino

A produção cinematográfica de diretores de Arapiraca é reforçada a cada ano com novas iniciativas que têm conquistado às telas de cinema em festivais pelo Brasil, notadamente obras criadas por mulheres. Os filmes ‘O Canto’, das diretoras Isadora Magalhães e Izabella Vitória, e, mais recentemente, ‘Dentro de mim’, de Dayane Teles, são provas do talento e da força feminina na sétima arte arapiraquense. Tudo resultado do movimento desenvolvido na localidade por meio de políticas públicas voltadas ao setor. E teremos novidades dentro em breve, quando se comemora o centenário desta importante cidade de Alagoas.

Novo Presidente

O procurador Alysson Souza assumiu a presidência da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas para o biênio 2024/2026 destacando o compromisso da nova gestão em dar continuidade aos trabalhos da gestão anterior, com foco no diálogo entre os associados e com os órgãos públicos relacionados à Procuradoria Geral do Estado. Graduado em Direito, com mestrado em Direito Público, Alysson é procurador do Estado de Alagoas desde 2010, com atuação nas áreas de contencioso judicial e Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos. Ele foi eleito com mais de 68% do colégio eleitoral, representando um total de 128 votos.

Bojo...

Flagrante FPI
Em sua 13ª edição, a FPI do São Francisco avança com ações educativas, preventivas e de inspeção contra danos ambientais causados a Bacia do rio São Francisco e a qualidade de vida de seus povos. Um dos locais vistoriados pelas equipes que compõem a força-tarefa foi a maior barragem de Alagoas, o açude de Jaramataia, construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). No local foi constatado abandono e falta de manutenção da barragem que apresenta sérios riscos à população do entorno.

Fonte de sustento
O barramento de Jaramataia sobre o riacho Sertão forma um açude que garante água para todo o município, além de alimento especialmente para uma colônia de pescadores tradicionais. O açude represa um grande volume de água de um lado, e do outro mantém um profundo vale tomado pela vegetação da caatinga e por animais silvestres.

Situação de risco
O procurador da República Érico Gomes Souza (foto), membro do núcleo de Meio Ambiente do Ministério Público Federal em Alagoas, atua em procedimentos que apuram a situação de 16 barragens construídas pelo Dnocs. Ele ressaltou que há evidências de que a população do entorno vive uma situação de risco, seja na possibilidade de uma grande enchente, como também o próprio paredão da represa, que apresenta sinais de avarias e cuja situação pode ser ainda pior, por baixo de toda a mata que toma a encosta do barramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *