O cantor e compositor alagoano Fernando Marcelo, 53 anos, aproveitou a quarentena e transformou uma antiga fantasia em sonho realizado. Apaixonado por música desde a adolescência, quando começou a dedilhar o violão e a compor acordes e letras, ele decidiu que havia chegado o momento de lançar seu primeiro disco. Depois de três meses de gravações – de agosto a setembro de 2020 – o CD autoral Fantasias, produzido de forma independente, ficou pronto e, desde então, passou a representar um divisor de águas na carreira do artista.

Com a materialização do álbum, Fernando Marcelo pretende impulsionar sua carreira artística profissional, que começou na década de 2000, quando participou do Festival de Música do Sesc (Femusesc), em 2002, e teve a música A Dois – de sua autoria, ainda inédita – premiada. 

O prêmio serviu como incentivo. Assim, o médico Fernando Marcelo de Paula, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), começou a conciliar suas atividades profissionais com a carreira artística. Foram várias participações em projetos musicais alagoanos, sempre apresentando músicas autorias premiadas, como Cavalo Azulado, no Alagoas em Cena 1; Nada Além do Fundo do Poço, no Alagoas em Cena 2; Som pra Você, no Femusesc 2; Sideral, no Palco Aberto 1, e Alagoas, Pernambuco e Bahia, no Palco Aberto 2.

Muitas dessas musicais estão presentes no álbum Fantasias, que é composto por 13 faixas, entre pop rock, regional, samba, soul, balada, marcha e afoxé, gravado no estúdio Gravamusic, em Maceió, onde colocou vocais e tocou violão. 
A música que dá nome ao álbum foi propositadamente escolhida.  “A ideia é a seguinte. O que era/é fantasia se tornou/torna realidade, basta perseguir, acreditar. No meu caso, pouco imaginei lançando um CD. Mas se você gosta de algo tem que lutar para tal”, diz Fernando Marcelo.

A Abertura acontece com essa melodia em um ritmo pop rock e ensina, simulando uma conversa, que fantasias “não se sente nem olhando nos olhos”, “não se pega feito neném” e acrescenta: “jogue bem esse jogo: sem ciúmes, reprimendas, sem desfecho faltoso”.

Recheado de músicas com pegadas românticas que abordam diversos temas, que, segundo Fernando Marcelo, são frutos de vivências, mas que não representam, necessariamente, fatos reais, o álbum também aborda outros temas. 
Um deles é o meio ambiente, que chega no gostoso samba Mundaú e faz alusão às águas claras e belas de um dos mais emblemáticos cartões-postais de Alagoas, a Lagoa Mundau, sem esquecer, é claro, os problemas ecológicos tão atuais, como “poluição”, “devastação”, “interrogação”…


Som pra Você traz a inspiração de um dos maiores jazzistas mundiais, Chat Baker. A bem feita introdução musical, realizada pelos trompetes de Siqueira Lima, guitarra de Geraldo Benson, baixo acústico de Baigon, teclado de Juliano Gomes, bateria de Carlos Bala e violão do próprio Fernando Marcelo, antecede a voz do artista, que chega como um sussurro, no estilo João Gilberto, em uma balada inspiradora.

Papel no Varal é a única das 13 músicas do álbum que foi feita em dupla. Fernando Marcelo a compôs em parceria com o poeta Ricardo Cabús, idealizador do conhecidíssimo sarau que pendurava poesias, escritas em folhas de papel,em um varal de sisal em bares, restaurantes, escolas, enfim, espaços urbanos de Maceió. 
O projeto Papel no Varal intercalava leitura de poemas com a participação de músicos convidados. Já a música de Fernando Marcelo e Ricardo Cabus, em forma de marcha, descreve esses momentos como um “workshop de estrelas”, “um jogo de palavras” num “beco repleto de versos e de luz”.

O som de grilos e os arranjos vindos do violoncelo do maestro Almir Medeiros, da percussão do músico China e do violão de Fernando Marcelo abrem Cantiga de Grilo. Música com ritmo regional e letra que nos remete aos barulhos de beira de rio ao anoitecer, tão presentes no nosso imaginário, nas lendas infantis e no cotidiano do povo nordestinoPlataforma streaming
Presente na plataforma de streaming desde março deste ano, o acesso ao álbum Fantasias está sendo considerado muito positivo. No ranking internacional, em aproximadamente três meses e meio, o disco obteve 27,9 k acessos nos Estados Unidos; 5,9k no Brasil; 1,3k na Alemanha; 773 na França, 599 na Espanha, 525 no Reino Unido; 445 na Itália; 342 em Israel; 246 na Sérvia; 108 na Romênia; 102 no Canadá; 71 em Singapura; 20 na Rússia; 17 na Holanda; 13 em Portugal; 8 na Australia… Totalizando aproximadamente 100 mil acessos.

O CD físico está à disposição para retirada nas lojas Ao Pharmaceutico – de Maceió e Arapiraca.  O pagamento, no valor de R$ 30, é feito pelo PIX fmarcelodp@hotmail.co

SERVIÇO

Álbum: Fantasias

Faixas: 

Fantasias

Aento

Brisa Leve

Flor Amarela

Nada Além do Fundo do Poço

Cantiga de Grilo

Som pra Você

Mundaú

Turmalina

Papel no Varal

Pernambuco, Alagoas e Bahia

Sentido 

Venha me Valer