Endereço
151b - Loteamento Colibri
Planalto - Arapiraca, AL
Horário de atendimento
Seg. a Sex. : 8h AM - 18h PM
Endereço
151b - Loteamento Colibri
Planalto - Arapiraca, AL
Horário de atendimento
Seg. a Sex. : 8h AM - 18h PM
Por assessoria
A DOM galeria apresenta a exposição SERTÕES, primeira individual no Brasil da artista visual alagoana Geovana Cléa, radicada na Itália, com curadoria do galerista e arquiteto Rafael Gomes Brandão. A mostra reúne obras inéditas selecionadas da série “Chão Rachado”, inspiradas na aridez do solo sertanejo. A abertura será no dia 20 de janeiro, às 19 horas. A exposição pode ser vista até 10 de fevereiro.
Na produção das peças, a artista utiliza o barro preto da lagoa que deu origem ao nome de sua cidade natal, Inhapi, que significa “água sobre pedra”, localizada em uma das regiões mais secas do estado, território original do povo indígena Koiupanka. Também serve de matéria-prima o mesmo mineral coletado em outra região de Alagoas, a Ilha do Ferro, povoado do Médio Sertão conhecido por sua pulsão artística.
A partir desse processo, Geovana Cléa recria a textura do chão sertanejo, símbolo da resistência de um povo e parte das suas memórias e referências de vida, fazendo um convite à reflexão acerca da força e resiliência. Influenciada justamente por suas origens, a artista tem na natureza o elemento predominante em suas criações.
Ela encontrou estímulo para produzir parte das obras a partir da observação do rio italiano Trebbia, de terreno argiloso, durante o verão europeu. A padronagem desenhada pelo sol no chão a remeteu à infância, mote que a estimulou na criação da série, que conta com uma exposição ainda em cartaz atualmente no Castelo de Rivalta, na Itália. Geovana Cléa conta que as obras de “Chão Rachado” a emocionam profundamente, assim como a “fusão” da água e da pedra em qualquer ambiente natural significa aos seus olhos um encontro com o tempo passado, as memórias e as próprias origens.
Junto aos elementos naturais que “vivem” entre o presente e o passado, os trabalhos são enriquecidos com cristais Swarovski, preciosidades tão pequenas como grãos de areia, com lapidação de diamante e com certificação de originalidade, dada a colaboração da artista com a marca desde 2014.
Com um trabalho que une características expressionistas, abstratas, conceituais e minimalistas, Geovana Cléa atua na Itália, e pelo mundo, há mais de 20 anos. É membro imortal da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo. Participou da 54ª Bienal de Veneza, recebeu o prêmio do júri da Comissão de Belas Artes de Paris durante sua terceira participação no Salão Nacional de Belas Artes do Louvre, conhecido como o salão dos artistas impressionistas desde 1861.
Fundou a EOTW Gallery e o movimento internacional de arte contemporânea “Emotions of the world”, que lançou vários artistas emergentes no mundo da arte. Soma colaborações importantes no mundo do luxo com três diferentes marcas de design internacional. Participou durante quatro anos do Salone del Mobile de Milão, inclusive com exposições pessoais, criando uma ligação entre arte e design de luxo, conceito conhecido e apreciado ao redor do mundo.
Com o curador da exposição SERTÕES, a artista inicia uma nova colaboração em solo brasileiro, tendo como ponto inicial o emocionante encontro e a sinergia imediata entre a dupla ao se conhecer na DOM galeria, na Ilha do Ferro, fundada e dirigida por ele. O criativo vive na Ilha do Ferro desde 2020, onde dedica-se exclusivamente à arte, abrindo as portas da galeria ao público sertanejo e aos visitantes interessados nos saberes e fazeres da comunidade, visto que a Ilha do Ferro tem se consolidado nacionalmente pelos seus artistas e artesãos de grande talento e originalidade.
Exposição Sertões, de Geovana Cléa
Onde: DOM galeria, Ilha do Ferro, Alagoas, Brasil
Quando: de 20 de janeiro a 10 de fevereiro
Abertura: 20 de janeiro, 19 horas Visitação gratuita
Informações: (82) 9 9914-5421