Encontro acontece na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos (Foto: Ascom Secult)

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, realiza, nos dias 30 de setembro e 1 outubro, o III Encontro de Contadores de Histórias de Alagoas. Com o tema “A Contação de Histórias como ferramenta de inclusão” e formato híbrido, o evento reunirá profissionais mediadores da leitura, bibliotecários, professores, gestores de espaços da leitura e outros interessados pela temática. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 24 de setembro, através do telefone 3315-7877.

A ação, segundo a diretora da Biblioteca, Mira Dantas, busca incentivar a proximidade do livro com o leitor e a multiplicação de profissionais na arte de contar histórias. “O nosso objetivo é promover em Alagoas o incentivo à leitura através da formação de contadores de histórias como ferramenta de inclusão”, explica.

Para a secretária de Estado da Cultura em exercício, Rosiane Rodrigues, a contação de história tem papel importante no processo de alfabetização do individuo. “A abertura para a ludicidade tem é fundamental no desenvolvimento infantil. Incentivando o hábito de ler, através da contação de história, estamos estimulando a criatividade, a sensibilidade e o senso crítico de cidadãs e cidadãos desde a infância”, destaca.

A terceira edição do Encontro contará com palestras, performances e oficinas. As vagas para as oficinas de Instrumentos Musicais como ferramenta para o contador de história; de Origami; Cantar histórias e de Construção de instrumentos musicais com sucata, são limitadas.

Texto de Daniel Borges (Ascom Secult)

*Confira programação completa abaixo:       

DIA 30 DE SETEMBRO

MANHÃ

9H – ABERTURA

ATRAÇÃO ARTÍSTICA: CARLEANE CORREIA

MESA REDONDA: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO (ONLINE)

MEDIAÇÃO: Adriana Chaluppe

CONVIDADOS: Celina Bezerra (Escritora), Lydia Costa (AMOR 21), Sineide Araújo (Centro Ciro Acyoli), Ricardo Albino (Contador de histórias)

TARDE

14H – OFICINA 1 – ORIGAMI COM DAMIANA MELO (PRESENCIAL NA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL GRACILIANO RAMOS)

16H – OFICINA 2 – O CORPO QUE CONTA HISTÓRIAS COM MEIRE DAYSE (PRESENCIAL NA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL GRACILIANO)

17H – OFICINA 3 – INSTRUMENTOS MUSICAIS COMO FERRAMENTA PARA O CONTADOR DE HISTÓRIA COM CHRISTIAN HONDA (ONLINE)

1 DE OUTUBRO

MANHÃ

9H – OFICINA 1 – CANTAR HISTÓRIAS COM DAMIANA MELO (PRESENCIAL NA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL GRACILIANO RAMOS)

9H – OFICINA 2 – CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS A PARTIR DE SUCATA COM SIDNEY SÁ  (PRESENCIAL NA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL GRACILIANO RAMOS)

TARDE

14H – LIVE 2 – MARATONA DE CONTAÇÃO

15H – LIVE 3 – MARATONA DE CONTAÇÃO

*Programação sujeita a alterações, de acordo com Decreto Governamental.