Endereço
151b - Loteamento Colibri
Planalto - Arapiraca, AL
Horário de atendimento
Seg. a Sex. : 8h AM - 18h PM
Endereço
151b - Loteamento Colibri
Planalto - Arapiraca, AL
Horário de atendimento
Seg. a Sex. : 8h AM - 18h PM
Defesas Civis de Craíbas e de Arapiraca, com apoio de MVV, realizaram evento preventivo no sábado
Por assessoria
Com grande aderência da população local, o 4º Simulado Externo de Emergência da Barragem Serrote ocorreu neste sábado (5) mostrando todo o preparo das equipes envolvidas para o atendimento dos moradores que estão na Zona de Autossalvamento (ZAS), em caso de eventual necessidade.
O evento é organizado pelas Defesas Civis de Craíbas e de Arapiraca, contando com apoio da Mineração Vale Verde (MVV) em sua realização. Na linha de frente, estavam os coordenadores Edmilson Brito, de Craíbas, e Coronel Ênio Bolivar, de Arapiraca, além do major Silva Melo, da Defesa Civil do Estado.
“O que vimos aqui hoje é reflexo de uma trabalho exaustivo, iniciando há três meses, com diversas reuniões encabeçadas pelas Defesas Civis. Estamos lidando com vidas, o valor mais importante da MVV. Essa simulação garante que as pessoas da ZAS saibam exatamente o que fazem em caso de emergência. E a cada ano, a aderência se mostra melhor e os moradores, ainda mais comprometidos com o treinamento. A barragem da MVV é 100% segura, auditada e monitorada 24h/dia, incluindo finais de semana e feriado, contando com instrumentação de ponta e método construtivo diferente daqueles que ocasionaram recentes tragédias no Sudeste do país. Mesmo assim, precisamos fazer esse exercício prático e a cada ano que passa, estamos melhorando e nos igualando aos melhores simulados do Brasil. De forma segura, responsável e inteligente, vamos seguindo com esse enfoque na Segurança das comunidades em que estamos inseridos”, pontua Breno Martins, gerente geral da MVV.
Inovação
Este ano, no Posto de Comando — situado na comunidade Salgado, ao lado da fazenda do ex-prefeito de Arapiraca, José Alexandre —, houve transmissão ao vivo e simultânea da chegada das famílias nos Pontos de Encontro, que eram 11 no total. Após o acionamento das 9 sirenes, as pessoas envolvidas foram até o local.
Além disso, também nesta edição, houve previamente workshops com diversas instituições que estavam diretamente envolvidas no 4º Simulado Externo de Emergência da Barragem Serrote.
Ao todo, mais de 130 profissionais de diversas instituições passaram pelos treinamentos, com 100% de aderência ao que foi proposto pela nossa empresa, que teve a iniciativa de deixar todos a par sobre os detalhes do processo, além de esclarecer dúvidas com relação ao funcionamento da mineradora aqui do Agreste alagoano.
Os workshops aconteceram no 7º Grupamento de Bombeiro Militar de Alagoas; no 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas; no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca; no Exército Brasileiro (Tiro de Guerra 07-015); no Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv); e na Guarda Civil Municipal de Craíbas.
“Foi o diferencial este ano, pois preparamos todo mundo para esta culminância. Recentemente, a barragem foi alteada para 25 metros de altura e pouco mais de 1km de comprimento, reforçando sua estabilidade diante de cenários diversos. Contando com nosso Centro de Monitoramento Geológico, o CMG, que fica dentro da nossa sala, estamos 24h de olho no que está acontecendo em nossa estrutura para garantir que nada aconteça. E, com o simulado — este importante evento preventivo e pedagógico —, se acontecer, saberemos cada passo a ser dado”, comenta Wéverton Alonso, gerente de Barragem da MVV e coordenador do Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM).
Cada minuto importa
Conforme notabilizado no evento, o tempo de resposta foi excelente: 26 minutos até a última pessoa chegar aos pontos de encontro e 21 minutos até a última força policial e de saúde.
Estavam juntas as amigas Eduarda Silva, de 21 anos, Dalila Barros, 14, e Rayssa Silva, 10. “Fiquei sabendo do evento pelas faixas de rua colocadas pela região. Sou da comunidade Serrote do Algodão, aqui na fronteira com o Salgado, e quando ouvi a sirene, saí de casa e vim para o Ponto de Encontro nº 6, como sugeriam as placas de rota de fuga. Achei o evento organizado e é bom para todos ficarem sabendo”, comenta Eduarda, que é atendente em uma ótica na Folha Miúda.
Elas foram três das 244 pessoas que saíram de suas casas nas comunidades Salgado, Volta, Assentamento Cachoeira, Poço da Pedra e Abóboras, participando ativamente desta 4ª edição do Simulado.
No Ponto de Encontro nº 5, Mikaías Mikael, do Salgado, foi para o local de encontro assim que a sirene soou pela primeira vez. “Vim para cá com meu filho Ivan e minha esposa Beatriz. Já sabia que precisaria vir. Todo ano é bem preparado o evento e a gente fica mais tranquilo com esse cuidado todo”, diz ele, que é agricultor na região do Alto Grande.
Instituições presentes
Estavam presentes no evento o Serviço Geológico do Brasil; Defesa Civil de Angra dos Reis-RJ; JF Brasil; Agreste Saneamento; Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL); 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas; Guarda Civil Municipal de Craíbas; Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca; Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Craíbas; Secretaria de Estado de Infraestrutura de Alagoas; Departamento Estadual de Aviação (Operações Aéreas); Eletrobras Chesf — Companhia Hidro Elétrica do São Francisco; Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); 7º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) de Alagoas; Bombeiros Civis (Olisant) e Brigada de Emergência da MVV.
“Estamos muito contentes com o resultado. É preciso que façamos isso realmente todos os anos, para que as pessoas saibam o que fazem em caso de necessidade. Contem com a Defesa Civil de Craíbas sempre”, pontua o coordenador da instituição, Edmilson Brito.
Entusiasta de pautas de Segurança, o coordenador da Defesa Civil de Arapiraca, coronel Ênio Bolivar, parabenizou a MVV pelo profissionalismo e protocolo seguido. “Quando o quesito é ‘salvar vidas’, a MVV se mostra muito alinhada ao que esperamos, juntando os entes públicos em um evento sério como este. Já participei de outros simulados no Brasil e fora do país e posso afirmar que, aqui em Craíbas, estamos com um nível de excelência cada vez mais crescente. Vemos o empenho do gerente geral Breno Martins e sua equipe para fazer a diferença e a gente tem que copiar o que é bom. Em breve, copiarão este modelo adotado no Agreste alagoano”, ressalta Bolivar.
Os representantes do Serviço Geológico do Brasil, Robson de Carlo e George Araújo, estiveram presentes e deram algumas sugestões para os próximos simulados, para fazer uma ação sem avisar à população e, ainda, um simulado em período noturno, a fim de treinar os moradores em todos os cenários possíveis.
O novo êxito do evento atestou que o Simulado de Emergência da Barragem Serrote é, de fato, um dos melhores do nosso país, trazendo mais confiança e segurança no processo como um todo.
Sobre a MVV
A MVV atua nas atividades de exploração, mineração, beneficiamento e comercialização do concentrado de cobre no Agreste alagoano, em Craíbas.
A empresa foi adquirida em abril de 2025 pelo grupo chinês Baiyin Nonferrous, que atua na mineração, fundição, processamento e comércio de diversos metais não ferrosos.
O compromisso da MVV é trabalhar de forma segura, respeitando o meio ambiente e as comunidades, investindo em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território.