Ação é realizada em parceria com a Confraria Nós, Poetas

Texto de Daniel Borges – ascom Secult

São 156 anos de muita história pra contar. A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos comemora esta data com uma programação cultural online. De 26 de junho a 26 de julho, o equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria da Confraria Nós, Poetas, realiza o projeto “Tem Poesia no ar!”.

O mês literário trará projeções de vídeos de poetas alagoanos e evento virtual. Os vídeos serão lançados diariamente, a partir das 12h, nas redes sociais da Biblioteca (@bpegr) e da Confraria Nós Poetas (Blog e Facebook). No dia 24 de julho, às 20h, o equipamento realiza um Sarau literário virtual com a Confraria, também pelo @bpegr.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Mira Danta, “o projeto tem como objetivo celebrar o aniversário da biblioteca e estimular o nascimento de futuros poetas alagoanos”.

“Serão postados diariamente vídeos de 1 minuto com recitação dos poetas com temáticas de amor, paz, felicidade, amizade entre outros. Esses temas visam motivar os alagoanos a passarem por este momento difícil que a humanidade enfrenta. É uma programação muito especial e feita com muito carinho”, destacou Mira.

Confira programação completa:

26 DE JUNHO

Julien Costa 

27 DE JUNHO

Andreia Menezes 

28 DE JUNHO

Rita Coruripe 

29 DEJUNHO

Erisvaldo Bonfim

30 DE JUNHO

Elisabeth Wolbeck

01 DE JULHO

Iolanda Brandão

02 DE JULHO

Maria Jose

Marluce Viana

03 DE JULHO

José Reginaldo

04 DE JULHO

Eliane Macedo

Ceiça Souza

05 DE JULHO

Matheus Cavalcanti 

Quitéria Abreu

06 DE JULHO

Alexandra Lacerda

Aninha Toledo

07 DE JULHO

Zealberto de Paulo Jacintho

Marluce Costa

08 DE JULHO

Leandro Santos

Jeane Tertuliano

09 DE JULHO

Marcinha Camara

10 DE JULHO

Eduardo Proffa

11 DE JULHO

André Mauricio

12 DE JULHO

Ciro Veras

13 DE JULHO

Rosa Maria

14 DE JULHO

Elpidio Jr.

15 DE JULHO

Luzia Rodrigues

16 DE JULHO

Serginho Paz

17 DE JULHO

Rochelli Assis

Pedro Poeta

18 DE JULHO

Aline Romariz

19 DE JULHO

Weldja Miranda

20 DE JULHO

Edna Lopes

21 DE JULHO

Mari Santos

22 DE JULHO

Majal San

23 DE JULHO

Walney Rodrigues

24 DE JULHO

Alexsandro Barros

25 DE JULHO

Ari Lins

26 DE JULHO

William Calixto

A Biblioteca

Criada em 26 de junho de 1865, a Biblioteca Pública Estadual é um ambiente dinâmico de construção do conhecimento e incentivo à leitura. O local conta com espaço multicultural e dispõe de um acervo de mais de 70 mil volumes.

Durante a pandemia da covid-19, o equipamento oferece os serviços online de pesquisa e empréstimos de livros, que podem ser solicitados através de email. Para verificar a disponibilidade de livros, o interesado deve acessar o acervo online disponível neste link e enviar a solicitação para bpe.alagoas@gmail.com com o título da obra. Há também a possibilidade de solicitar temas de jornais e revistas da hemeroteca.

As regras para o empréstimo e devolução continuam as mesmas: cada pessoa pode pegar até três livros, com exceções de algumas coleções especiais que não podem ser retiradas, também não é permitido pegar mais de um livro com o mesmo título. O prazo para devolução é de 15 dias.

Para garantir a segurança de todos, os livros passam por processos de higienização antes do empréstimo e após a devolução.