Arapiraca é um dos poucos municípios do país e o único do interior de Alagoas a poder fazer parte dos Arranjos Regionais da Agência Nacional de Cinema (Ancine), destinado atualmente apenas às capitais, estados e municípios que aderiram às edições anteriores desses arranjos. Este feito foi obtido com a mobilização do setor do audiovisual da localidade, ainda em 2018. Empresas do ramo arapiraquenses cadastradas na Ancine estão aptas a participarem do novo edital do Fundo Setorial do Audiovisual e conquistar até R$ 5 milhões para a produção de filmes de longa-metragem. Para isso é preciso que a prefeitura municipal se inscreva no edital e apresente contrapartida. Cineastas e produtores ligados ao Fórum do Audiovisual de Arapiraca já se mobilizam para mostrar a força do setor, que conta com centenas de filmes produzidos, entre ficção e documentário, além de destacaram a democratização do investimento com a distribuição e geração de renda na área.
Circuito Alternativo
A maratona das festas juninas segue no auge neste fim semana. Quem gosta de São João, mas prefere uma programação eclética, uma boa opção é a que mistura tradição com diferentes ritmos, como a que acontece no Rex Jazz Bar, em Jaraguá, e que está sendo considerada uma opção de “after” do São João oficial da cidade. Na programação, que vai até o dia 28 deste mês, o forró divide o espaço com o pop, o funk e o rock. O Rex tem se consolidado como um ambiente alternativo em Maceió com festas e shows para diferentes públicos, promovendo a diversidade e fortalecendo a economia criativa na cidade. Mais informações sobre as atrações e ingressos podem ser adquiridas pelo Instagram do Rex (@rexjazzbar).
Dia do Brincar
Em alusão ao Dia Mundial do Brincar, crianças das cinco unidades Gigantinhos de Maceió geridas pelo Instituto de Gestão Educacional e Valorização (Igeve) participaram de uma programação especial repleta de atividades lúdicas que valorizam o brincar como instrumento pedagógico e de socialização. Os alunos participaram de brincadeiras que, com a ajuda de professores e auxiliares, os colocaram como protagonistas.
Bojo...
Casa do Boti A atração maior deste final de semana em Maceió é o festerê junino que acontece no histórico bairro Jaraguá. E Para celebrar a época do ano mais aguardada pelos nordestinos, o Boticário armou a “Casa do Boti” – espaço inspirado em casas-museu e exposições culturais interativas, pensado especialmente para enaltecer a cultura local e as tradições nordestinas, sem deixar de lado o contato com o universo da beleza.
Experimentação de Produtos No local, que fica à disposição do público de forma gratuita, os visitantes vão encontrar produtos para experimentar, camarim para retoque de maquiagem, jogos interativos, ambiente instagramável para registros nas redes sociais, distribuição de brindes e muito mais. Consumidores que se cadastrarem para participar das ativações receberão ainda um voucher virtual para uso em loja, com desconto de 10% em qualquer compra.
Pertencimento O espaço também homenageia figuras femininas que são referências locais em segmentos variados, e no ambiente “Coração do São João”, o novo Liz, uma das fragrâncias da marca, é apresentado como símbolo dessa força, ancestralidade e pertencimento. As ações acontecerão todos os dias, de 21 a 29 deste mês.