Endereço
151b - Loteamento Colibri
Planalto - Arapiraca, AL

Horário de atendimento
Seg. a Sex. : 8h AM - 18h PM

Exposição une arte e tecnologia e recria espaços históricos no centenário de Arapiraca

Mostra ‘Cultura Digital na Preservação do Patrimônio Cultural’ revela ao público espaços já inexistentes e que fizeram parte da história da localidade

Painel do artista plástico e escultor Ismael Pereira é destaque na mostra (Divulgação)

Por Marcelo Amorim – repórter

A união de arte com tecnologia para a preservação da história é o lema da exposição “Cultura Digital na Preservação do Patrimônio Cultural”, proposta para comemorar o centenário de Arapiraca. Idealizada pelo artista visual Antonio Albério e realizada pela Phi Criativo, a mostra promete uma experiência interativa e imersiva ao retratar espaços históricos da localidade com o uso de realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV).

A abertura acontece no dia 2 de maio, às 19h, na sede da Phi Criativo, no bairro Baixão, em Arapiraca e prossegue até 18 de maio. Por meio da tecnologia, os visitantes poderão conferir locais históricos da cidade, já inexistentes, como os saudosos Bar do Paulo, o Cine Trianon e suas portas e janelas laterais e o Clube dos Fumicultores de Arapiraca com o inesquecível painel do artista plástico e escultor Ismael Pereira, entre outros que ainda se encontram pela cidade. No período de realização da mostra, o público também poderá conferir a exposição gratuitamente a partir de onde estiver, através do sítio phicriativo.com.br.

Cine Trianon é recriado digitalmente para a exposição da Phi Criativo (Divulgação)

Importância histórica

A iniciativa visa emocionar e educar os visitantes sobre a importância desses locais na história local. O projeto busca resgatar e preservar a história da cidade, permitindo que as gerações atuais e futuras se conectem com suas raízes culturais. Disponíveis gratuitamente no site da Phi Criativo, as maquetes em RA e RV oferecem uma experiência envolvente, recriando digitalmente edificações e monumentos do passado. A exposição terá como público principal os alunos do ensino médio com abordagem inovadora, que os conectam com a herança cultural de Arapiraca, preservando, compartilhando e celebrando o patrimônio cultural do município”, pontua Antonio Albério.

De acordo com ele, todo o material em realidade aumentada e virtual ficará disponível gratuitamente para todo o público, mesmo depois da exposição, no site da Phi Criativo (phicriativo.com.br ), criando um local de livre acesso e de ampliação de acervo.

“A abordagem interativa da exposição também é especialmente atrativa para o público-alvo diversificado. Alunos de escolas públicas e particulares podem expandir seu conhecimento de maneira envolvente, vivenciando a história em vez de apenas lê-la. A comunidade local tem a chance de se orgulhar de sua herança cultural e entender como ela se encaixa no contexto global. Entusiastas da história e turistas, por sua vez, têm a oportunidade de se aprofundar na rica narrativa de Arapiraca, ampliando sua compreensão da região”, acrescenta a arquiteta e urbanista Rosângela Carvalho, integrante e consultora da exposição.

Segundo os realizadores, escolas do município podem agendar visitações, de terça-feira a sábado, sempre a partir das 14h, no local da mostra.

A exposição “Cultura Digital na Preservação do Patrimônio Cultural” ajudará a preservar visualmente a história da cidade, permitindo que as futuras gerações tenham acesso a essas representações realistas e detalhadas. Essas novas tecnologias oferecem a oportunidade de um aprendizado imersivo, permitindo que as pessoas explorem virtualmente os locais históricos. Todos poderão ter acesso a esses espaços sem a necessidade de estar fisicamente presentes na cidade. Isso amplia o alcance da história de Arapiraca e permite que pessoas de diferentes partes do mundo se conectem com a herança cultural do município”, reforça o idealizador.

O projeto da Phi Criativo é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Serviço

Exposição Cultura Digital na Preservação do Patrimônio Cultural

Abertura dia 2 de maio às 19 horas.

 A mostra vai até o dia 18 de maio, sempre a partir das 14 horas. De terça-feira a sábado!

Local: Rua Antônio Marroquim, 673 – Baixão / Arapiraca

2 comentários

  1. Ficou espetacular! Essa imagem do Cine Trianon me levou a mais de 30 anos atrás quando ia assistir os filmes dos Trapalhões. Emocionante! Parabéns a todos que idealizaram e realizaram o projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *