Endereço
151b - Loteamento Colibri
Planalto - Arapiraca, AL

Horário de atendimento
Seg. a Sex. : 8h AM - 18h PM

Inteligência artificial e educação: onde vamos chegar?

Joaldo Diniz – Head de Produtos Digitais do grupo Ser Educacional

A inteligência artificial (IA) já faz parte das nossas vidas em várias áreas, tanto que, em muitas delas, nem notamos mais a sua presença. Muito se fala do potencial que ela tem – e terá ainda mais – na saúde, com muitos chegando a acreditar em consultas médicas sem a presença do médico, baseada totalmente nos dados gerados por exames – que também ficarão cada vez mais assertivos e detalhados.

Esse poder de adaptação também pode ser aproveitado pelo professor no modelo presencial, tendo o sistema como um auxiliar e o docente podendo aplicar diretamente os as sugestões com os alunos. A IA também pode ser utilizada para entender padrões de aprendizagem e diagnosticar problemas que os alunos tenham nesse processo de estudo em sua individualidade. O modelo tradicional tem mais dificuldade de identificar uma pessoa com dislexia ou autismo, por exemplo. Esse são poucos exemplos, mas as possibilidades são muitas.   

Diante desse cenário, temos que pensar, cada vez mais, no papel dos professores e alunos para a nova realidade, que já faz parte das nossas vidas. Num futuro, cada vez mais próximo, será necessário que os profissionais tenham conhecimentos básicos de programação independentemente da área de atuação. 

Por fim, uma das questões mais relevantes é que precisamos refletir a forma como entendemos educação. Isso será fundamental para conduzirmos o avanço da tecnologia no setor, seus prós e contras. Além disso, as análises e acompanhamentos contínuos vão nos ajudar a usufruir, da melhor forma, o que ela pode nos oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *